| hmin
O secretário de Estado americano, Colin Powell, chegou nesta quinta-feira, dia 11, a Tel-Aviv, em Israel, para tentar pôr fim ao sangrento conflito no Oriente Médio, acirrado com os atentados cometidos por homens-bomba e a violenta ocupação israelense de cidades palestinas, deflagrada no dia 29 de março.
Powell se reúne nesta sexta-feira, dia 12, com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e, no sábado, dia 13, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat – confinado pelo exército de Israel desde o dia 29 em seu quartel-general em Ramallah.
O envio de Powell ao Oriente Médio foi determinado pelo presidente americano, George W. Bush. No entanto, o secretário de Estado só chegou na quinta ao território israelense – depois de passar por Marrocos, Egito, Espanha e Jordânia –, aparentemente na tentativa de dar mais tempo para uma aproximação entre as posições da Casa Branca e de Sharon. As principais diferenças entre americanos e israelenses estão na velocidade da retirada de Israel das áreas palestinas e na possibilidade de Arafat liderar novas negociações de paz.
Em Amã, na Jordânia, última escala de Powell antes de chegar a Tel-Aviv, o secretário afirmou que o presidente Geroge Bush considerou "um pequeno progresso" a retirada israelense de 24 vilarejos palestinos, anunciada nesta quinta, "mas quer ver mais". Powell afirmou que não considera a sua missão "impossível", embora reconheça a dificuldade da tarefa de reativar as esperanças de paz na região.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.